Os manuais de formao TACT e o folheto TACT para pacientes foram concebidos para promover a utilizao dos testes de diagnstico rpido (RDT) da malria.
Category: Intervention Manuals
Sub Category: Method Guidance
Author: ACT Consortium, Ministrio da Sade e da Assistncia Social (Tanznia), profissionais de sade do distrito de Hai, profissionais de sade do hospital distrital de Same, Dr. Hugh Reyburn e Dra. Clare Chandler (London School of Hygiene & Tropical Medicine),
Estes manuais foram utilizados durante o ensaio TACT do ACT Consortium.
TACT significa "enfoque na ACT" (terapia combinada à base de artemisina) e visa identificar as melhores formas de utilizar os testes de diagnóstico rápido, de modo a assegurar que:
Este é um recurso que visa permitir aos formadores ajudar os funcionários dos serviços de saúde a implementar a nova política da OMS em matéria de gestão das doenças febris. A formação reconhece os desafios que os funcionários dos serviços de saúde têm de superar quando introduzem os testes de diagnóstico rápido da malária nas suas práticas há muito estabelecidas. Anteriormente, o tratamento presuntivo – baseado nos sintomas e não num diagnóstico formal – constituía a norma, mas as novas directrizes vêm contrariar esta prática comum.
Esta formação recorre à formação interactiva em pequenos grupos no local de trabalho, permitindo a introdução de alterações mediante o desenvolvimento da capacidade, por parte dos funcionários dos serviços de saúde, para encontrar formas de aderir aos testes de diagnóstico rápido e, assim, mudar as suas práticas a longo prazo.
Resumo do folheto para o paciente
O folheto TACT para pacientes explica aos pacientes a finalidade dos RDT para a malária e como e quando os mesmos devem ser utilizados. O formato é um folheto dobrado em tamanho A4, a preto-e-branco, com desenhos e texto em inglês e em Kiswahili. Também pode ser impresso em folhas maiores, para servir de cartaz.
O folheto segue uma história que foi criada para ilustrar cinco pontos essenciais que se constatou serem importantes na investigação formativa e nas sessões de trabalho participativas:
O folheto foi cuidadosamente ensaiado em cinco rondas com pares de membros da comunidade da área em estudo. A última ronda de ensaios do folheto permitiu concluir que os inquiridos conseguiam interpretar as mensagens gerais do folheto, e que uma média de 97,3% de entre os 120 elementos figurativos e textuais do folheto era compreendida (n = 15 pares).
Informação sobre o desenvolvimento da intervenção e dos materiais da iniciativa TACT
A iniciativa TACT, destinada a apoiar a introdução de RDT para a malária nos dispensários do nordeste da Tanzânia, foi desenvolvida de forma cuidadosa e sistemática, com base em investigações formativas, outras provas empíricas e teorias de alteração dos comportamentos. Veja uma descrição completa do desenvolvimento da intervenção e do ensaio dos materiais.